30 de agosto de 2013
 
  Boletim 21/2013

ATIVIDADES CONFIRMADAS E INFORMADAS à FEPAR para este próximo fim de semana, 03 e 04 de agosto de 2013.

SKYDIVE FOZ
Confirmada atividade diariamente ( segunda a sexta das 9 hs ao por do sol / sabados e domingos das 8 hs ao por do sol ) , Aeroporto ESTANCIA HERCULES, FOZ DO IGUACU - PR. Aeronave Cessna 180 PT- BRB e Pilatus Porter PC6. Instrução : Coach BBF, Coach Belly Fly Avançado , Coach TR , Pilotagem de Velame , Coach de Free Fly e Manutenção de Equipamentos. Equipamentos para alugar : Student 300 / 280 / 260 / Sabre I 210, capacetes. MAIORES INFORMAÇOES :
45 3027 5070 / 45 9148 9756 / contato@skydivefoz.com

RTA : Joao Vitor C. Braga

FRANGO LOCO PARAQUEDISMO 
Confirmado atividade no Frango Loco no Aeroporto Mocelin - DOIS VIZINHOS PR. Aeronaves Cessna 182 e Seneca II . Saltos Duplos , Saltos para alunos AFF, ASL, BBF, Treinamentos e Saltos para atletas. . Tradicional janta no sábado entrada free / lanchonete / sala de TV a cabo / banheiros limpos / sala de edição / ar condicionado / wi-fi free / area gramada para pousos / voos panoramicos de helicoptero. Contatos e maiores informações : www.frangoloco.com.br / 46 3536 5154 / 46 9108 5008 a/c Macelo Mocelin 

RTA : MARCELO MOCELIN

GUARAPUAVA - Atividade Paraquedismo Entre Rios - Guarapuava PR confirmada no sábado e domingo . Aeronave Cessna 182 PT KKM , Cursos ASL / Saltos Duplos / Saltos Fun
MAIORES INFORMACOES: Junior Aver , junioraver@yahoo.com.br, Tel: 46. 91187879.
 
RTA: Junior Aver

GO JUMP
Confirmada atividade no Aeroporto de Paranaguá - PR. Aeronave Cessna, Instrução e saltos AFF , SALTOS TANDEM ( duplos ) , saltos FUN , MAIORES INFORMAÇOES :
41 9648 1166 - www.gojump.com.br a/c KIKO.

RTA: Marcelo Wendt

Leia semanalmente os boletins da CBPq e da FEPAR e mantenha-se atualizado, a nossa segurança depende da informação.

Atenciosamente

FEPAR

 
     
     
 
NOVO SITE CBPq - ATLETAS / ALUNOS E ESCOLAS.
Já está no ar o novo site da CBPq, mais bonito , mais moderno e com várias facilidades. Todos os atletas brasileiros deverão acessar este novo site para realizar a atualização de dados para receber o novo modelo de credencial , BASTA CLICAR em Atualizar Cadastro e inserir o seu CPF após acessar www.cbpq.org.br.

No caso de novos alunos , a escola responsável deve cadastrar o aluno através do site da FEPAR ( www.fepar.org.br ) clicando em Cadastros e seguir todos os passos. Em seguida a escola deverá orientar o aluno para acessar o site da CBPq e ele realizará diretamente o seu cadastro. As escolas poderão optar também por se responsabilizarem diretamente por todo cadastro de seus alunos.

A nova credencial da CBPq é confeccionada em pvc e ganha originalidade por constar a foto de cada atleta, possui todos os dados necessários e importantes ao cadastro desse aluno/atleta. Entre no site da CBPq e solicite já a sua.
Ministério do Esporte abre inscrição para: Programa Bolsa-Atleta 2013 Programa Atleta Pódio
Programa Bolsa-Atleta 2013

Estão abertas, a partir de 24/07, as inscrições para o Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte para os atletas das modalidades que não fazem parte dos programas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos referentes ao exercício 2013. As inscrições têm como base os resultados esportivos de 2012. Esta será a segunda lista de beneficiados a ser paga em 2013, o que garante a equivalência do pagamento ao desempenho esportivo do ano anterior.

As inscrições devem ser feitas pelo portal do Ministério do Esporte até o dia 12 de agosto. Após o cadastro, os esportistas terão 30 dias para enviar ao ministério a documentação exigida.

Programa Atleta Pódio

Já está aberta a participação para os atletas de esportes individuais pré-selecionados para o Programa Atleta Pódio. Os atletas podem enviar seu Plano Esportivo ao Ministério do Esporte com objetivo de obter apoio complementar a sua preparação para os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Os prazos, critérios e procedimentos que regem o programa constam de edital publicado no Diário Oficial da União - DOU em 18/07.

O Programa Atleta Pódio foi criado pela Lei 12.395 de 2011 e faz parte do Plano Brasil Medalhas 2016, destinado a beneficiar atletas com chances reais de conquistar medalhas nos Jogos Rio 2016, para atingir a meta de colocar o Brasil entre os dez primeiros no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro.


O Plano Esportivo deve conter, entre outros dados, a identificação do clube esportivo que estiver vinculado no momento de inscrição, a previsão de participação em treinamentos, intercâmbios e competições internacionais durante o ciclo olímpico até 2016 com os respectivos calendários, a identificação do principal treinador do atleta, os resultados esportivos dos últimos três anos, a posição em que se encontra no ranking internacional de sua prova no momento do envio do pedido, a principal meta (classificação almejada) a ser atingida pelo atleta nos Jogos Rio 2016, as metas intermediárias que ele pretende alcançar nas competições que vai disputar até o Rio 2016, as comissões técnica e multidisciplinar que vão acompanhá-lo, os recursos materiais necessários, os procedimentos científicos que ele deseja fazer e a estimativa de custos de cada ação prevista.

Os atletas que tiverem seu Plano Esportivo aprovado terão o nome publicado no DOU a partir do final de julho e estarão aptos a pleitear a Bolsa Atleta Pódio. As bolsas, que terão valor mínimo de R$ 5 mil e máximo de R$ 15 mil, serão pagas diretamente aos atletas beneficiados. Os demais apoios previstos no programa – contratação de treinadores e equipe multidisciplinar, participação em treinamentos e competições, aquisição de equipamentos e materiais e realização de exames e outros procedimentos médico-científicos – serão viabilizados por meio de convênios das respectivas confederações com o Ministério do Esporte. Esses convênios serão regidos por edital próprio a ser publicado até o início de agosto.

A permanência do atleta no programa será reavaliada anualmente e estará condicionada ao cumprimento do Plano Esportivo e à permanência entre os 20 primeiros do ranking mundial de sua prova.

Não percam os prazos e participem!

Fonte: http://cbpq.org.br/noticias/novidades/programas-incentivo-governo-2013
WORLD GAMES 2013 - ATLETAS FEPAR
Começa nesta semana os "World Games", maior evento multi-esportivo depois das Olimpíadas que reúne esportes em suas diversas modalidades que não estão incluídos nas Olimpíadas de verão ou inverno. Os esportes aéreos, nunca contemplados nas Olimpíadas anteriormente, participam deste evento com Pilotagem de Velame e Precisão de Parapentes organizados e regidos pela International World Games Association e sob o patrocínio do Comitê Olímpico Internacional (COI) . A edição de 2013 será realizada em Cali na Colômbia, entre os dias 25 de julho e 4 de agosto. Ao longo deste período de 11 dias, 32 esportes oficiais constam do programa incluindo Pilotagem de Velame, única modalidade do paraquedismo participante, porém, os aerodesportos ainda participam oficialmente com Precisão de Parapente e como esporte em demonstração com Aeromodelismo.

A competição de Pilotagem de Velame acontece entre os dias 01 e 04 de agosto e conta com 36 atletas participantes, que conquistaram o direito de competir graças a classificação alcançada no MONDIAL de DUBAI ano passado. Entre estes 36 pilotos, selecionados como os melhores do mundo, com muito orgulho temos dois brasileiros incluídos, são eles o Fábio Pelayo e o Marcelo Ricci, ambos atletas filiados a Federação Paranaense de Pára-quedismo - FEPAR.

A FEPAR está juntamente com a CBPq auxiliando estes dois atletas a participarem e representarem o atleta paranaense em Competição Mundial de Alto Nivel. No site da Féderátion Aéronáutique International - FAI - www.fai.org existem maiores detalhes, inclusive o link com a relação de todos os Pilotos participantes: http://www.fai.org/iwga/parachuting .

Vamos torcer e desejar muito boa sorte e brilhante colocação aos nossos dois representantes Pelayo e Ricci!!!

Jorge Jota Derviche - Albatroz FEPAR 2013.
BOOGIE PARANAENSE - RECORDE FQL FEPAR 2013
No segundo semestre de 2013 acontecerá um Boogie Paranaense que deverá reunir vários atletas paranaenses , brasileiros e também atletas de outras nacionalidades. Inicialmente o evento está previsto para mês de setembro mas poderá acontecer de alterar devido a programações de local , aeronaves , equipe de apoio e organizadores . O evento proporcionará aos atletas do estado a Tentativa de Quebra de Recorde Paranaense de Maior Formação em Queda Livre. O Recorde Paranaense atual é de 2008 e a formação é de 20 atletas. Neste evento, a tentativa poderá acontecer a partir de duas aeronaves e será uma oportunidade para baterem esta marca assim como aos novos atletas , adquirir experiência no quesito Big Ways. A FEPAR incentiva a todos que participem de eventos como esse e estará apoiando plenamente a realização.

Nos próximos boletins teremos maiores confirmações e informações a repassar. Para acompanhar vc deverá estar cadastrado e assim receberá nossos informativos, basta entrar no site da FEPAR www.fepar.org.br e colocar seu nome e e mail. Vamos participar e fazer o paraquedismo se desenvolver.
CALENDARIO ESPORTIVO FEPAR 2013
Atenção todos os Clube Escolas que pretendem sediar competições oficiais da FEPAR , favor informar com antecedencia para que possam ser divulgadas , homologadas e acordadas com os devidos árbitros de cada competição. Todas as competições poderão sofrer alterações de datas e localização desde que haja um mínimo de 20 dias de antecedencia. Segue abaixo datas e locais já confirmados e datas em aberto no Calendário :


AGOSTO 2013
Campeonato Paranaense de FQL 2 e FQL 4 ( PONTA GROSSA e data a confirmar ), Etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade - V4 ( LONDRINA e data a confirmar ). Campeonato Paranaense de FREE FLY( Local e data a confirmar )

SETEMBRO 2013.
Campeonato Paranaense de Paraquedismo Clássico - Precisão de Aterragem Individual - PAI ( Local e data a confirmar )

OUTUBRO 2013
SEGUNDA Etapa do Campeonato Paranaense de FQL 2 e FQL 4 ( Local e data a confirmar ) Safety Day FEPAR.

NOVEMBRO 2013.
SEGUNDA Etapa do Campeonato Paranaense de FREE FLY ( Local e data a confirmar )

DEZEMBRO 2013
ATIVIDADE DE CONFRATERNIZAÇAO ANUAL FEPAR - BOOGIE FEPAR

CALENDARIO ESPORTIVO CBPQ 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO E COPA LATINO AMERICANA DE PILOTAGEM DE VELAME
Início: 06/07/2013 Término: 09/07/2013
Local: Boituva, SP

RECORDES NO NORTE
Início: 01/08/2013 Término: 04/08/2013
Local: Manaus, AM
Recorde Norte de Maior Formação em Queda Livre.
Recorde Norte Feminino de Maior Formação em Queda Livre.
Recorde Amazonense de Maior Formação em Queda Livre.
Recorde Roraimense de Maior Formação em Queda Livre.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO DE VELAME
Início: 28/08/2013 Término: 01/09/2013

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FQL
Início: 04/09/2013 Término: 08/09/2013
Local: Resende, RJ

CAMPEONATO BRASILEIRO DE EVENTOS ARTÍSTICOS
Início: 06/09/2013 Término: 08/09/2013
MEDIDAS IMPORTANTES - SEGURANÇA ÁREAS DE SALTOS NO PARANÁ
Os responsáveis pelas áreas de saltos devem DIVULGAR A ATIVIDADE SEMPRE QUE ACONTECER PARA QUE A FEPAR POSSA PUBLICAR EM SEUS BOLETINS , ALÉM DE :

1 - ENVIAR os relatórios de atividades realizadas para a FEPAR , sempre. ( todas ).
2 - ENVIAR a documentação de clube ( qdo houver abertura de novos clube / escolas ).
3 - ENVIAR a relação dos profissionais que vem de fora do estado pra trabalhar em qualquer área de salto do Paraná ( a FEPAR emite autorização por escrito ).
4 - INDICAR dois profissionais pra serem RTA´s da área de saltos e ver se cumprem os requisitos básicos do Código Esportivo para aturarem nesta função.
5 - CUMPRIR os itens básicos ( check de equipamento / briefing de segurança / assinatura dos termos de responsabilidade / cadastramentos ( CBPq e FEPAR )
6 - ESPECIALMENTE nos caso de aeronave grande , separar os grupos de saltos ( instrutor ou treinador a bordo tem essa responsabilidade )

7 - FISCALIZAR OS CATEGORIZADOS :
- Cat AI não graduado só pode saltar com Instrutor,
- Cat AI graduado só pode saltar com instrutor / mestre de salto ou TBBF.
- Cat A só pode saltar com Instrutor , TBBF ou altetas Cat C pra cima.
- Cat B , só pode saltar com atletas Cat B ou maiores categorizados,

8 - FISCALIZAR o uso de Cameras – apenas atletas maiores de Cat C .
9 - POSSUIR - Livro de advertências e os RTA´s devem ser responsáveis por estas anotações.
10 - POSSUIR Plano de Navegação pra pouso com foto aérea e separação das áreas de pouso por categoria ou tamanhos de velames( especialmente em casos de área de salto com utilização de aeronave grande )
11 - INFORMAR todas as regras da área de saltos em BANNERS explicativos espalhados pela área de salto.
12 - POSSUIR o Serviço de Emergência ou canal pronto para ser solicitado rápido em caso de acidente.

Obs : OBRIGATÓRIO O USO DO DAA , EXCETO OS CAT D QUE USAM VELAMES DE ALTA PERFORMANCE ( RELATAR POR ESCRITO A JUSTIFICATIVA DO NÃO USO ) .

FEPAR : Essas medidas são apenas sugestões e não servem como roteiro básico pra TODAS as áreas de saltos . Cada clube / escola deverá executar seu plano de ação e execução para garantir a segurança das suas próprias atividades.
INSTRUTORES – CLUBES / ESCOLAS FEPAR
Gostaríamos de lembrar que os cadastros de profissionais instrutores vencem sempre dia 31/03 e que TODO ano os profissionais devem mandar um relatório das atividades do ano anterior e a ficha de recadastro preenchida.

ESTE ANO TIVEMOS UMA DEMANDA ENORME DE CADASTROS INCOMPLETOS OU REALIZADOS FORA DO PRAZO ESTABELECIDO .

SEMPRE a FEPAR está à disposição para auxiliar neste processo que é de extrema importância. Qualquer atividade realizada enquanto a documentação não estiver recebida e de acordo com as exigências, caracteriza atividade de instrução irregular. O intuito da FEPAR é prezar por um paraquedismo mais seguro e profissionais devidamente em dia e habilitados para isto, VC INSTRUTOR é responsável por nos ajudar a manter este padrão.

No caso específico de instrução (ASL e AFF) o responsável pelo cadastro do aluno é o CLUBE, logo o Clube é que deve mandar o arquivo nominado " Modelo de Relatorio de Instrução Clube " preenchido e assinado. Por questões obvias é imprescindível que todos os campos estejam completos (nome completo do aluno, Num da CBPq, data e lançadores) e logicamente o aluno deve ter seu cadastro em dia na data do salto. Para duplos e BBF o próprio profissional pode fazer este relatório.

Todos os dados da " Ficha Cadastro Instrutor " devem estar de acordo com o(s) relatório(s) do(s) clube(s) em que o profissional atuou, portanto cabe AO INSTRUTOR cobrar que os clubes para que atuou apresentem seu relatório, SOB PENA DE seus lançamentos de alunos não serem válidos.

Ao instrutor que ainda não tem esses modelos de relatórios ou não enviou o seu , enviou incompleto ou não se recadastrou, pedimos URGENCIA , se realizar atividades nessas condições estará irregular e descumprindo o Codigo Esportivo Brasileiro.

ENVIE UM E MAIL PARA A FEPAR , fepar@fepar.org.br . Novamente nos colocamos a disposição para ajudar neste processo. FAÇA IMEDIATAMENTE pois o prazo já está expirado.

Todos estes documentos devem ser enviados incialmente para mim (Fabio Pelayo) com cópia para a FEPAR (www.fepar.org.br) somente então nós encaminharemos ao CIS.

AS CREDENCIAIS PROFISSIONAIS PARA O PROXIMO ANO 2013/2014 NAO SERAO EMITIDAS SE ESSES RELATORIOS NAO FOREM PREENCHIDOS CORRETAMENTE. A CAMPANHA ESTA INICIADA E SERA CUMPRIDA A RIGOR.

Abraços a todos,

Fabio Pelayo
Diretor Técnico FEPAR

Claussius Sgarbi
Diretor Técnico FEPAR

Leia os boletins da CBPq e da FEPAR.

BOM FINAL DE SEMANA A TODOS , BONS SALTOS.

Carlos André Mateus Massignan
Presidente FEPAR
 
     
       
  www.fepar.org.br
fepar@fepar.org.br
by Colere Design © 2020  

Você está recebendo este e-mail por ser cadastrado no site www.fepar.org.br.
Caso não queira mais receber este e-mail clique aqui.