07 de agosto de 2013
 
  Boletim 23/2013

ATIVIDADES CONFIRMADAS E INFORMADAS à FEPAR para este próximo fim de semana, 10 e 11 de agosto de 2013.

FLY PARAQUEDISMO LONDRINA
Confirmada atividade no Aeródromo 14 Bis, Distrito da Warta - Londrina. Aeronave Cessna 210-05 PR-BEX SUPER SKYLANE. Saltos Duplos , Saltos para alunos AFF, ASL, BBF, saltos FUN , instrução de FREE FLY / treinamento e saltos de avaliação para instrutores e saltos para atletas. Contatos e maiores informações : www.flypqd.com.br / 43 9102 6265 / 43 3027 6265 a/c Fabio Pelayo.

RTAs Fabio Pelayo , Ronaldo Tkotz, Laercio Gomes e Vitor Tamarozi.

SKYDIVE FOZ
Confirmada atividade diariamente ( segunda a sexta das 9 hs ao por do sol / sabados e domingos das 8 hs ao por do sol ) , Aeroporto ESTANCIA HERCULES, FOZ DO IGUACU - PR. Aeronave Cessna 180 PT- BRB e Pilatus Porter PC6. Instrução : Coach BBF, Coach Belly Fly Avançado , Coach TR , Pilotagem de Velame , Coach de Free Fly e Manutenção de Equipamentos. Equipamentos para alugar : Student 300 / 280 / 260 / Sabre I 210, capacetes. MAIORES INFORMAÇOES :
45 3027 5070 / 45 9148 9756 / contato@skydivefoz.com

RTA : Joao Vitor C. Braga

SKYDIVER´S ARAPONGAS
Confirmada área de saltos do Clube SKYDIVER´S ARAPONGAS para a cidade de Campo Mourão, que será realizada no Aeroporto Municipal de Campo Mourão nos dias 09, 10 e 11 de Agosto de 2013.
Cursos e Saltos ASL e AFF e Saltos Duplos, área de dobragem coberta e serviços de filmagem.
Informações pelos fones:
(43) 9972-8558 - Luiz C. Vieira - luis_skydive@hotmail.com
(43) 8403-9989 - Anderson C. Molina. - andersoncmolina@hotmail.com
www.skydivers.com.br

RTA: Luis Carlos Vieira

GO JUMP
Confirmada atividade no Aeroporto de Paranaguá - PR. Aeronave Cessna, Instrução e saltos AFF , SALTOS TANDEM ( duplos ) , saltos FUN, MAIORES INFORMAÇOES :
41 9648 1166 - www.gojump.com.br a/c KIKO.

RTA: Marcelo Wendt

Leia semanalmente os boletins da CBPq e da FEPAR e mantenha-se atualizado, a nossa segurança depende da informação.
Atenciosamente

FEPAR

 
     
     
 
Alterações no Código Esportivo
- A Idade mínima para realização de Salto Tandem e Cursos AFF e ASL passa a ser de 16 anos com autorização dos responsáveis legais.
- Pré-requisito para aquisição de TBBF passa a ser CAT C.
- Será necessário criar um Tribunal de Justiça Desportiva Regional (1 por Federação).
- DAA obrigatório para CAT AI, A, B, C , Tandens, Instrutores e recomendável para CAT D.
- Para todo Piloto Tandem irá constar em sua habilitação o equipamento que o mesmo está habilitado a saltar.
- Autorizado o salto com câmera por atletas a partir de CAT B desde que seja salto “FUN”, autorizado por um instrutor e registrado em caderneta e no sistema da CBP,,, saltos de filmagem profissional estão proibidos por esta categoria (Filmagem Tandem e AFF por exemplo).
- Uso de Capacete obrigatório para Categorias AI e A e recomendado para todas as demais categorias.
- Extinção das Habilitações PDA, PDR e PDE para demonstração. Poderão realizar saltos de demonstração atletas a partir da Cat. C tendo um Instrutor como responsável pela atividade (RTA).
- Toda e qualquer atividade de saltos DEVERÁ ter um RTA (Instrutor) que poderá delegar esse poder a outro Instrutor em caso da sua impossibilidade de participar da operação. Essa indicação deverá ser feita formalmente comunicando a Federação pertencente, mas a responsabilidade da atividade continua sendo do RTV titular.
- Permissão para pilotos Tandem utilizarem Camera Handcan durante os saltos.
- Haverá reconhecimento mútuo entre as habilitações/cursos realizados pela CBP e pela USPA.
- Está em elaboração uma apostila padrão de instrução para ASL e AFF que deverá ser utilizada em todo o território nacional.

A FEPAR aceita as mudanças no Código Esportivo mas mesmo assim ainda recomenda a idade mínima de 18 anos para a realização do CURSO de Paraquedismo. Lembramos que esta é uma opção do instrutor e do CLUBE/ESCOLA.
Ministério do Esporte abre inscrição para: Programa Bolsa-Atleta 2013 Programa Atleta Pódio
Programa Bolsa-Atleta 2013

Estão abertas, a partir de 24/07, as inscrições para o Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte para os atletas das modalidades que não fazem parte dos programas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos referentes ao exercício 2013. As inscrições têm como base os resultados esportivos de 2012. Esta será a segunda lista de beneficiados a ser paga em 2013, o que garante a equivalência do pagamento ao desempenho esportivo do ano anterior.

As inscrições devem ser feitas pelo portal do Ministério do Esporte até o dia 12 de agosto. Após o cadastro, os esportistas terão 30 dias para enviar ao ministério a documentação exigida.

Programa Atleta Pódio

Já está aberta a participação para os atletas de esportes individuais pré-selecionados para o Programa Atleta Pódio. Os atletas podem enviar seu Plano Esportivo ao Ministério do Esporte com objetivo de obter apoio complementar a sua preparação para os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Os prazos, critérios e procedimentos que regem o programa constam de edital publicado no Diário Oficial da União - DOU em 18/07.

O Programa Atleta Pódio foi criado pela Lei 12.395 de 2011 e faz parte do Plano Brasil Medalhas 2016, destinado a beneficiar atletas com chances reais de conquistar medalhas nos Jogos Rio 2016, para atingir a meta de colocar o Brasil entre os dez primeiros no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro.


O Plano Esportivo deve conter, entre outros dados, a identificação do clube esportivo que estiver vinculado no momento de inscrição, a previsão de participação em treinamentos, intercâmbios e competições internacionais durante o ciclo olímpico até 2016 com os respectivos calendários, a identificação do principal treinador do atleta, os resultados esportivos dos últimos três anos, a posição em que se encontra no ranking internacional de sua prova no momento do envio do pedido, a principal meta (classificação almejada) a ser atingida pelo atleta nos Jogos Rio 2016, as metas intermediárias que ele pretende alcançar nas competições que vai disputar até o Rio 2016, as comissões técnica e multidisciplinar que vão acompanhá-lo, os recursos materiais necessários, os procedimentos científicos que ele deseja fazer e a estimativa de custos de cada ação prevista.

Os atletas que tiverem seu Plano Esportivo aprovado terão o nome publicado no DOU a partir do final de julho e estarão aptos a pleitear a Bolsa Atleta Pódio. As bolsas, que terão valor mínimo de R$ 5 mil e máximo de R$ 15 mil, serão pagas diretamente aos atletas beneficiados. Os demais apoios previstos no programa – contratação de treinadores e equipe multidisciplinar, participação em treinamentos e competições, aquisição de equipamentos e materiais e realização de exames e outros procedimentos médico-científicos – serão viabilizados por meio de convênios das respectivas confederações com o Ministério do Esporte. Esses convênios serão regidos por edital próprio a ser publicado até o início de agosto.

A permanência do atleta no programa será reavaliada anualmente e estará condicionada ao cumprimento do Plano Esportivo e à permanência entre os 20 primeiros do ranking mundial de sua prova.

Não percam os prazos e participem!

Fonte: http://cbpq.org.br/noticias/novidades/programas-incentivo-governo-2013
BOOGIE PARANAENSE - RECORDE FQL FEPAR 2013 - ENCONTRO DE AMIGOS
No segundo semestre de 2013 acontecerá um Boogie Paranaense que deverá reunir vários atletas paranaenses , brasileiros e também atletas de outras nacionalidades. Inicialmente o evento está previsto para mês de setembro mas poderá acontecer de alterar devido a programações de local , aeronaves , equipe de apoio e organizadores . O evento proporcionará aos atletas do estado a Tentativa de Quebra de Recorde Paranaense de Maior Formação em Queda Livre. O Recorde Paranaense atual é de 2008 e a formação é de 20 atletas. Neste evento, a tentativa poderá acontecer a partir de duas aeronaves e será uma oportunidade para baterem esta marca assim como aos novos atletas , adquirir experiência no quesito Big Ways. A FEPAR incentiva a todos que participem de eventos como esse e estará apoiando plenamente a realização.

Outra opção além da quebra do Recorde é um encontro para todos paraquedistas paranaense. O Boogie servirá como um encontro anual de amigos, com um bom churrasco, bons papos, saltos e muita diversão.

Os clubes que se interessarem em realizar esse evento favor mandar um e-mail para a federação informando o seu interesse.

Nos próximos boletins teremos maiores confirmações e informações a repassar. Para acompanhar vc deverá estar cadastrado e assim receberá nossos informativos, basta entrar no site da FEPAR www.fepar.org.br e colocar seu nome e e mail. Vamos participar e fazer o paraquedismo se desenvolver.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO EM QUEDA LIVRE
1. Finalidade:
Regulamentar as atividades a serem desenvolvidos no Campeonato Brasileiro de FQL - versão 2013, que será realizado em Resende, estado do Rio de Janeiro, no período de 04 a 08 de setembro de 2013.
2. Objetivos:
a) Determinar os campeões brasileiros de FQL-4 (Inter, Feminino e Open) e FQL-8 e premiá-los, bem como os segundos e terceiros lugares, em cada categoria;
b) determinar as equipes que representarão o Brasil nos eventos a serem realizados no exterior no próximo ano.
c) estabelecer recordes brasileiros de FQL;
d) promover e desenvolver as modalidades em disputa;
e) apresentar uma imagem atrativa dos saltos de competição e padrões (pontuação) para os competidores, expectadores e mídia;
f) compartilhar idéias e estreitar laços de amizades entre os atletas de FQL, árbitros e pessoal de apoio;
g) proporcionar a todos os participantes, troca de experiências, conhecimentos e informações;
h) aprimorar métodos e práticas de julgamento; e,
i) aprimorar os critérios de formação do ranking de FQL.
3. Realização:
A. Organização:
- O Comitê Organizador é o Comitê de Formação em Queda Livre – CFQL, representado na competição pelos seus Membros, Srs. Rubens Gregório (a ser representado por outros membros do CFQL), Daniel Martins, Carolina Rúbio, Bruno Genari e Uellinton Mendes, que entregam a Skydive Resende, toda infraestrutura e organização do evento;
- o Júri da competição será formado pelo Controlador CBPq, pelo Diretor do Campeonato e pelo Juiz Chefe;
- o Controlador da CBPq será o Sr. Jorge Derviche (JOTA), Árbitro CBPq e Juez COLPAR, Presidente da COLPAR;
- o Diretor do Campeonato será o Sr. João NEVES Junior - Juiz COLPAR/Arb CBPq;
- o Juiz Chefe do Campeonato será o Sr. Jelson AMORIM – FAI Parachuting Judge / Juez COLPAR, Chefe do CARBICBPq e Presidente do CARB COLPAR;
- o Juiz da Prova de FQL 4 e FQL 8 será ANUNCIADO E DECLARADO no Boletim Informativo Nº 02;
- os Juízes do Painel serão ANUNCIADOS E DECLARADOS no Boletim Informativo Nº 02
- Outros Juízes poderão ser agregados e participar do quadro de arbitragem da competição, sob a supervisão do Juiz-chefe e do Juiz de prova; Haverá um estágio prático para Juízes COLPAR paralelamente ao Campeonato. Os árbitros Regionais e outros na condição de reciclagem e considerando-se prontos a serem avaliados para evolução a árbitro CBPq, às suas próprias expensas ou de suas Federações, poderão se apresentar na Reunião dos Juízes e participar do Painel para serem avaliados.
- A secretaria do campeonato estará a cargo da Sra. Suely Narbot, secretaria executiva da CBPq, em conjunto com a Sra. Vanessa Dias, da Skydive Resende e participação estagiária da Srta. Carolina Rubio;
- o Manifesto estará a cargo da Secretaria do Campeonato;
- a responsabilidade pela ilha de edição será ANUNCIADA E DECLARADA no Boletim Informativo Nº 02;
- o apoio aéreo será prestado por duas aeronaves Caravan cujos detalhes operacionais serão fornecidos no Boletim Informativo 02;
- diariamente haverá uma reunião dos Capitães de Equipe com o Diretor, no inicio do dia e outra ao final das atividades do dia, para definir e/ou comentar as atividades do dia e determinar as do dia seguinte.
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B. Inscrição:
1- A inscrição oficial de um atleta ou equipe deverá ser feita até o dia 17 de agosto de 2013. As inscrições enviadas ou efetuadas após esta data terão seus valores majorados em 100%. O limite máximo para a inscrição de um atleta ou equipe é o início da Reunião Preparatória de cada categoria (FQL-4 Inter, Feminino, Open e FQL-8). Todos deverão portar a licença CBPq válida.
2- As Fichas Oficiais de Inscrição (modelo anexo a este boletim) devidamente preenchidas, deverão ser enviadas, juntamente com o comprovante de depósito, eletronicamente (via e-mail), para o Comitê Organizador do Campeonato Brasileiro (SKYDIVE RESENDE), com copia para o CFQL,
Endereços de e-mail:
SKYDIVE RESENDE :skydiveresende@skydiveresende.com.br e CFQL cfql@cbpq.org.br
Inscrições enviadas fora do padrão constante no anexo deste boletim, com preenchimento parcial ou por qualquer outra via serão automaticamente desconsiderados e a equipe não terá a sua inscrição confirmada. É obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário, sem exceção.
3- O valor da taxa de inscrição por atleta de cada equipe, incluídos câmera e atleta reserva, é de R$ 100,00 (cem reais) até o dia 17 de agosto de 2013, após esta data o valor passa para R$ 200,00 (duzentos reais) por atleta titular ou reserva e câmera.
4- As equipes de FQL-4 com atletas que também competem em times de FQL-8, deverão ser listados separadamente no formulário de inscrição próprio, mas pagarão somente uma taxa.
5- Qualquer atleta de FQL-4, incluindo o câmera, poderá fazer parte APENAS de 01 (uma) equipe de FQL-4. A mesma regra se aplica no caso de equipes de FQL-4 Inter, Feminino e FQL-8.
6- Para a categoria de FQL-4 Inter, o time poderá ter somente um (01) atleta inscrito que já tenha participado de algum Campeonato Brasileiro de FQL-4 Open. Os times (ou seus membros) que foram campeões de anos anteriores, nesta categoria, são obrigados a participar na categoria Open, assim como, os times de FQL-4 Inter que atingiram uma média de pontos de dois (02) dígitos no Campeonato de 2012, independente da classificação geral do referido campeonato.
7- A taxa de inscrição, no valor total, de cada equipe deverão ser realizadas em UM ÚNICO depósito na conta corrente da CBPq (Banco do Brasil – ag. 1534-2 c/c. 24614-X, Favorecida: Confederação Brasileira de Pára-quedismo, CNPJ: 81.078.099/0001-46.)
Mais uma vez, ATENÇÃO: UM ÚNICO depósito somando o valor das taxas de toda a equipe (R$ 500,00 para o caso de uma equipe de FQL-4 com seu câmera e sem nenhum reserva).
8- A taxa de inscrição cobre unicamente a inscrição do atleta na competição. O transporte do competidor de sua residência até o sitio da competição e vice versa, a sua alimentação, hospedagem e transporte, não estão cobertos por esta taxa. Cada equipe será responsável por isso com relação aos seus integrantes.
9- Eventuais atletas avulsos que participem exclusivamente do FQL-8 DEVEM ser agregados como reserva de uma equipe de FQL-4 e sua taxa depositada junto com os demais membros da referida equipe.
C. Vagas:
As vagas custarão R$ 90,00 (noventa reais) para os saltos de 10500 à 11.000 pés, e deverão ser pagas, antecipadamente, à vista, em dinheiro. Cada equipe de FQL-4 pagará cinco vagas em cada salto de competição, totalizando até 50 (cinquenta) vagas se realizarem todas as 10 (dez) rodadas previstas. Proceder-se-á da mesma forma com relação aos saltos de FQL-8. Os valores pagos referentes às vagas que, por ventura não forem utilizados por inexistência do salto devido a fatores independentes do atleta e/ou atletas, serão devolvidos ao fim da competição, a vista.
D. Composição das Equipes:
Provas de FQL
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I. FQL-4 Intermediário - até 6 (seis) atletas, no mínimo Cat. B, que não tenham participado de nenhum Campeonato Brasileiro na categoria FQL-4 Open, sendo permitida apenas uma (01) exceção com experiência prévia em competições OPEN.
II. FQL-4 Feminino – até 6 (seis) atletas, sendo exigido que TODA a equipe, exceto o câmera, seja composta exclusivamente por atletas femininas Cat. B ou superior.
III. FQL-4 open - até 6 (seis) atletas, no mínimo Cat. B, e um câmera.
IV. FQL-8 – até 10 (dez) atletas, no mínimo Cat. B, e um câmera.
E. Hospedagem:
A organização do campeonato (SKYDIVE RESENDE), acomodará, às suas custas, o pessoal do Staff (incluídos os árbitros) até um máximo de 10 (dez) vagas. O Hotel Oficial da competição é o SCALA RESIDENCE HOTEL hotel@scalaresidencehotel.com.br www.escalaresidencehotel.com.br
Resende é uma cidade muito bem servida de hotéis e pousadas, outros hotéis e pousadas poderão ser consultados e oferecemos dois endereços na NET em que poderão ser encontrados os meios de ligação com estes estabelecimentos:
http://hoteis-pousadas.com.br/resende/ e
http://www.hotelinsite.com.br/cidades.asp?959/resende-RJ
Diariamente, as 07:30 ou conforme combinado no dia anterior, sairá do hotel uma condução para transporte dos Árbitros e do Staff.
F. Programação diária:
04 de Setembro: Chegada e treinamento das equipes, reunião do Staff da CBPq com os Organizadores locais;
04 de Setembro 19:00 horas – Reunião Reunião Preparatória de FQL-4 (Open, Inter e Feminino);
20:00 horas Reunião dos Juízes;
05 de setembro: 08:00 horas - Cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro de FQL e, inicio dos saltos de competição na sequência, os quais se prorrogarão até o por do sol;
06 de setembro: Saltos de competição de FQL-4 (entre 07:00 e por do sol)
06 de setembro: 18:00 horas - Reunião Preparatória de FQL-8
07 de setembro: Saltos de competição de FQL-4 e/ou 8 (entre 07:00 e por do sol)
08 de setembro: Saltos de competição de FQL-4 e/ou FQL-8 (entre 07:00 e 14:00 horas)
08 de setembro: Saltos de desempate e/ou ressaltos de FQL-4 e/ou FQL-8 (Entre 14:00 e 15:00 horas)
08 de setembro: (a partir das 15:00 horas) - Cerimônia de premiação e encerramento do Campeonato Brasileiro de FQL 2013.
08 de setembro: (a partir das 19:00 horas) – Partidas das Delegações, Atletas e Direção.
Observação: Existindo a séria possibilidade de não termos dois aviões a disponibilidade total do evento, vamos forçar a realização do maior número de rodadas desde o inicio, procurando levar a competição até as rodadas totais previstas.
a - Outros e complementares detalhes, constarão do Boletim número 02, que será divulgado até 30 dias antes da competição (04 ago 2013);
b – A presença dos Capitães de Equipe nas Reuniões Preparatórias, é importantíssima, pois as decisões nelas tomadas são definitivas e com força de Regulamento. A ausência do Capitão de Equipe na Reunião Preparatória, significa que Ele concorda, no total, com o decidido por aqueles que estão presentes.
G. Aeronaves:
02 (duas) Aeronaves Cessna Caravan C-208. Detalhes operacionais constarão do Boletim Informativo Nº 02.
H. Protestos:
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Cada protesto (recurso) deverá estar acompanhado de uma taxa de R$ 200,00 (duzentos reais), e embasado nos
Regulamentos adotados e em uso na competição:
- Regulamento Desportivo do Paraquedismo Brasileiro (site da CBPq – Legislação), e
- Regulamento Específico Brasileiro para a Formação em Queda Livre – Edição 2013
I. Determinação da equipe campeã de cada categoria:
Será declarada campeã, vice campeã ou terceira colocada, a equipe que somar o maior número de pontos dentre todas
as rodadas completadas em cada categoria, as quais, receberão troféus e medalhas conforme decisão dos
Organizadores, a constar, do Boletim Informativo 02.
Campeonato Brasileiro de Eventos Artísticos
Regulamento 2013
7 de Junho de 2013 às 01:46

O Evento

O Campeonato Brasileiro de Eventos Artísticos, nas categorias Freefly, Freestyle e Artistic Wingsuit, acontecerá nos dias 06 e 07 de setembro de 2013, e reunirá os melhores atletas do Brasil em Boituva/SP. Participe!

Modalidades

· Freefly (Pro, Inter e Iniciante)
· Freestyle (Fem)
· Artistic Wingsuit (Pro)

Categorias

O atleta poderá se inscrever na categoria “Freefly Iniciante” caso seja sua primeira participação no Campeonato Brasileiro da CBPq ou após avaliação consensual entre o staff e juízes do evento.

Para a categoria “Freefly Inter”, serão aceitos atletas que ainda não se tornaram campeões brasileiros nesta categoria.

Os câmeras das equipes da categoria “Freefly Inter” e “Freefly Iniciante” poderão ser atletas de equipes da categoria “Freefly Pro”.

Nenhum atleta poderá participar de 2 times na mesma categoria.

A participação na categoria “Artistic Wingsuit” dependerá da avaliação e convite da organização do evento.

Inscrição

Inscrições abertas a partir de 07 de junho

Inscrições realizadas até o dia 07/07 - R$ 150.00 (por atleta)
Inscrições realizadas de 08/07 a 15/08 - R$ 200.00 (por atleta)
Inscrições realizadas após 15/08 - R$ 250.00 (por atleta)

Não serão aceitas inscrições no dia do evento.

As inscrições poderão ser feitas individualmente, mesmo se o atleta não possuir um time fechado. A organização do evento disponibilizará informações para que os inscritos possam se comunicar e definir outros times entre si.

Caso o atleta tenha interesse em participar de duas modalidades, a segunda inscrição terá 50% de desconto em relação ao valor da primeira.

O pagamento da inscrição deverá ser feito através de depósito ou transferência bancária, com envio de confirmação ou comprovante, por e-mail para: leoorsini@hotmail.com

Dados para o depósito

Leonardo Orsini
Banco Bradesco Prime – Valinhos ( 237 )
Agencia – 3697
C/C – 624-6
CPF 120.696.648-30

Vagas e saltos

O valor da vaga durante o Campeonato será de R$85,00, com lançamentos à 12.000 pés.

Saltos e regras

As equipes de “Freefly Pro”, “Freefly Inter” e “Freestyle Fem” realizarão 5 saltos, sendo que nas 2ª e 4ª rodadas serão saltos compulsórios. As equipes de “Freefly Iniciante” e “Artistic Wingsuit”, realizarão 3 saltos, com 2 saltos livres e 1 compulsório.

Os saltos compulsórios da categoria “Freefly Pro”, são os vigentes nas regras da FAI. Os saltos compulsórios da categoria “Freefly Inter” e “Freefly Iniciante” serão definidos pelo staff, em consenso com os juízes do evento, antes do início da competição.

As regras da categoria “Artistic Wingsuit” serão publicadas na Fanpage do evento e enviada aos atletas convidados.

O Campeonato Brasileiro é considerado válido após a realização de 1 rodada, podendo ser finalizado antes do final das 5 rodadas, no caso de problemas meteorológicos, técnicos ou de força maior.

Os manifestos das decolagens serão divulgados antecipadamente, o não comparecimento resultará em “zero” para equipe na rodada.

Programação

Sexta 06/09
08:00 – Check in / Café da manhã / Briefing de segurança
09:00 – Início dos saltos de competição das categorias “Freefly Pro” e “Freestyle Fem” e“Artistic Wingsuit”
18:00 – Término dos saltos de competição

Sabado07/09
07:30 – Café da manhã
08:00 – Início dos saltos de competição das categorias “Freefly iniciante”, “ Freefly Inter” e “Artistic Wingsuit”
18:00 – Término dos saltos de competição
18:30 – Churrasco de confraternização + Free Beer
20:30 – Premiação
21:00 – Freefly Magic Party

Juízes

Os juízes da competição serão Fernando Passi e Francisco Garcia (juízes oficiais EA), e apoio de Dener Prado (captação de vídeo).

Os atletas serão julgados de acordo com a regra FAI.

Todos os times tem direito a “re-judje”, com taxa de R$50,00 por pedido, pago diretamente aos juízes, na sala de julgamento.

Fica estabelecido que antes da 5a rodada, os atletas terão acesso aos resultados do julgamento de pelos menos 2 rodadas.

Premiação

A premiação ocorrerá no sábado as 20:30h.

As 3 equipes primeiras colocadas, em cada categoria, receberão troféus, medalhas, prêmios dos patrocinadores e o direito de pleitear junto ao Governo Federal o “Bolsa Atleta”, com ajuda financeira durante o período de umano (renovável).

Confraternização

No sábado a noite haverá uma grande festa de confraternização, com banda, DJs, churrasco, free beer, exibição dos vídeos dos saltos e a presença de todos os atletas, amigos e convidados.
CALENDARIO ESPORTIVO FEPAR 2013
Atenção todos os Clube Escolas que pretendem sediar competições oficiais da FEPAR , favor informar com antecedencia para que possam ser divulgadas , homologadas e acordadas com os devidos árbitros de cada competição. Todas as competições poderão sofrer alterações de datas e localização desde que haja um mínimo de 20 dias de antecedencia. Segue abaixo datas e locais já confirmados e datas em aberto no Calendário :


AGOSTO 2013
Campeonato Paranaense de FQL 2 e FQL 4 ( PONTA GROSSA e data a confirmar ), Etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade - V4 ( LONDRINA e data a confirmar ). Campeonato Paranaense de FREE FLY( Local e data a confirmar )

SETEMBRO 2013.
Campeonato Paranaense de Paraquedismo Clássico - Precisão de Aterragem Individual - PAI ( Local e data a confirmar )

OUTUBRO 2013
SEGUNDA Etapa do Campeonato Paranaense de FQL 2 e FQL 4 ( Local e data a confirmar ) Safety Day FEPAR.

NOVEMBRO 2013.
SEGUNDA Etapa do Campeonato Paranaense de FREE FLY ( Local e data a confirmar )

DEZEMBRO 2013
ATIVIDADE DE CONFRATERNIZAÇAO ANUAL FEPAR - BOOGIE FEPAR

CALENDARIO ESPORTIVO CBPQ 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO E COPA LATINO AMERICANA DE PILOTAGEM DE VELAME
Início: 06/07/2013 Término: 09/07/2013
Local: Boituva, SP

RECORDES NO NORTE
Início: 01/08/2013 Término: 04/08/2013
Local: Manaus, AM
Recorde Norte de Maior Formação em Queda Livre.
Recorde Norte Feminino de Maior Formação em Queda Livre.
Recorde Amazonense de Maior Formação em Queda Livre.
Recorde Roraimense de Maior Formação em Queda Livre.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO DE VELAME
Início: 28/08/2013 Término: 01/09/2013

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FQL
Início: 04/09/2013 Término: 08/09/2013
Local: Resende, RJ

CAMPEONATO BRASILEIRO DE EVENTOS ARTÍSTICOS
Início: 06/09/2013 Término: 08/09/2013
MEDIDAS IMPORTANTES - SEGURANÇA ÁREAS DE SALTOS NO PARANÁ
Os responsáveis pelas áreas de saltos devem DIVULGAR A ATIVIDADE SEMPRE QUE ACONTECER PARA QUE A FEPAR POSSA PUBLICAR EM SEUS BOLETINS , ALÉM DE :

1 - ENVIAR os relatórios de atividades realizadas para a FEPAR , sempre. ( todas ).
2 - ENVIAR a documentação de clube ( qdo houver abertura de novos clube / escolas ).
3 - ENVIAR a relação dos profissionais que vem de fora do estado pra trabalhar em qualquer área de salto do Paraná ( a FEPAR emite autorização por escrito ).
4 - INDICAR dois profissionais pra serem RTA´s da área de saltos e ver se cumprem os requisitos básicos do Código Esportivo para aturarem nesta função.
5 - CUMPRIR os itens básicos ( check de equipamento / briefing de segurança / assinatura dos termos de responsabilidade / cadastramentos ( CBPq e FEPAR )
6 - ESPECIALMENTE nos caso de aeronave grande , separar os grupos de saltos ( instrutor ou treinador a bordo tem essa responsabilidade )

7 - FISCALIZAR OS CATEGORIZADOS :
- Cat AI não graduado só pode saltar com Instrutor,
- Cat AI graduado só pode saltar com instrutor / mestre de salto ou TBBF.
- Cat A só pode saltar com Instrutor , TBBF ou altetas Cat C pra cima.
- Cat B , só pode saltar com atletas Cat B ou maiores categorizados,

8 - FISCALIZAR o uso de Câmeras – apenas atletas maiores de Cat B, com autorização em caderneta feita por um instrutor regularmente inscrito na CBPQ.
9 - POSSUIR - Livro de advertências e os RTA´s devem ser responsáveis por estas anotações.
10 - POSSUIR Plano de Navegação pra pouso com foto aérea e separação das áreas de pouso por categoria ou tamanhos de velames( especialmente em casos de área de salto com utilização de aeronave grande )
11 - INFORMAR todas as regras da área de saltos em BANNERS explicativos espalhados pela área de salto.
12 - POSSUIR o Serviço de Emergência ou canal pronto para ser solicitado rápido em caso de acidente.

Obs : OBRIGATÓRIO O USO DO DAA , EXCETO OS CAT D QUE USAM VELAMES DE ALTA PERFORMANCE ( RELATAR POR ESCRITO A JUSTIFICATIVA DO NÃO USO ) .

FEPAR : Essas medidas são apenas sugestões e não servem como roteiro básico pra TODAS as áreas de saltos . Cada clube / escola deverá executar seu plano de ação e execução para garantir a segurança das suas próprias atividades.
INSTRUTORES – CLUBES / ESCOLAS FEPAR - ATLETAS
Informamos a todos os CLUBES ESCOLAS e INSTRUTORES que ao fazerem o cadastramento de novos alunos ou o recadastramento de atletas bem como aos ATLETAS que forem fazer a sua renovação, que as credenciais só serão emitidas e mudadas as categorias se a ficha de cadastro do site tiver sido preenchida corretamente e tiver toda a documentação necessária como prevê o Código Esportivo.

Também pedimos que seja anotado o nome da pessoa referente ao deposito no comprovante antes de ESCANEAR e envia, ficando assim mais fácil a identificação do depositante.

ATENÇÃO CLUBES: Quando um atleta ou aluno de primeiro salto, que não estiver cadastrado ou com a HABILITAÇÃO vencida, pedimos que seja feito o cadastro do mesmo, ATRAVÉS DO SITE DA FEDERAÇÃO, antes de saltar e os comprovantes de pagamentos enviado no primeiro dia útil após o cadastro.

CLUBES QUE REALIZARAM ATIVIDADE E ESTÃO ENVIANDO SEUS RELATÓRIOS DE ATIVIDADE EM DIA:

1 - PATO LOCO - RTA: JUNIOR AVER
2 - FRANGO LOCO - RTA: MARCELO MOCELIN
3 - GO JUMP - RTA: MARCELO WENDT - KIKO

Pedimos a todos os clubes que enviem seus relatórios semanalmente até quarta-feira para constar em dia no Boletim da FEPAR.
PARAQUEDISMO SEGURO QUEM FAZ É VOCÊ.

Leia os boletins da CBPq e da FEPAR.

BOM FINAL DE SEMANA A TODOS , BONS SALTOS.

Carlos André Mateus Massignan
Presidente FEPAR
E-MAIL: negoandre01@gmail.com
 
     
       
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