19 de fevereiro de 2014
 
  Boletim 07/2014

ATIVIDADES CONFIRMADAS E INFORMADAS à FEPAR para este próximo fim de semana, 22 e 23 de fevereiro de 2014.

FLY CURITIBA
Fly Curitiba Paraquedismo confirmada atividade em Ponta Grossa, Aeronave Cessna, Saltos c/ Instrutor Tandem , Saltos para alunos em Progressão AFF , Saltos para alunos ASL , Saltos de Coach BBF , Saltos de Coach FREE FLY básico ( transições ) e avançado ( deslocamentos e head down ). Área gramada para pousos , lanchonete/restaurante Agendamentos pelo fone 41 3015-5742 – whatts app 41 9977-2504 / tibi@flycuritiba.com.br / skype : skydivetibi / www.facebook.com/flycuritibaparaquedismo

RTA : CLAUSSIUS SGARBI – TIBI

FLY PARAQUEDISMO LONDRINA
Confirmada atividade no Aeródromo 14 Bis, Distrito da Warta - Londrina. Aeronave Cessna 210-05 PR-BEX SUPER SKYLANE. Saltos Duplos , Saltos para alunos AFF, ASL, BBF, saltos FUN , instrução de FREE FLY / treinamento e saltos de avaliação para instrutores e saltos para atletas. Contatos e maiores informações : www.flypqd.com.br / 43 9102 6265 / 43 3027 6265 a/c Fabio Pelayo.

RTAs Fabio Pelayo , Ronaldo Tkotz, Laercio Gomes e Vitor Tamarozi.

PATO LOCO
Confirmada Atividade de Paraquedismo em Guarapuava no sábado e domingo. Aeronave Cessna 182 PT KKM , Cursos ASL / Saltos Duplos / Saltos Fun. Hangar com área de dobragem, lanchonete, banheiros.
MAIORES INFORMACOES: Junior Aver , junioraver@yahoo.com.br, Tel: 46. 91187879.

RTA: Junior Aver

SKYDIVERS ARAPONGAS
Confirmada atividade de salto em Arapongas, na sede Skydivers, Aeroporto Municipal Saltos duplos, cursos e muita diversão, aeronave skylane PT CCG. Sábado e domingo.
Informações 43 99728558 www.skydivers.com.br

RTA LUIS VIEIRA

SKULL
Confirmada atividade no Aeroporto SantAna PONTA GROSSA - PR. Aeronave Cessna 180 PT- COT , Instrução e saltos AFF , ASL , saltos de treinamento e progressão BBF , SALTOS TANDEM ( duplos ) , saltos FUN , instrução de FREE FLY / treinamento e saltos de avaliação para instrutores / Area gramada para pousos / lanchonete / MAIORES INFORMAÇOES :
41 9956 8213 - www.skullparaquedismo.com.br a/c ROGERIO ,

RTAs : Rogério Gomes Santos.

SKYDIVE FOZ
Confirmada atividade diariamente ( segunda a sexta das 9 hs ao por do sol / sabados e domingos das 8 hs ao por do sol ) , Aeroporto ESTANCIA HERCULES, FOZ DO IGUACU - PR. Aeronave Cessna 180 PT- BRB e Pilatus Porter PC6. Instrução : Coach BBF, Coach Belly Fly Avançado , Coach TR , Pilotagem de Velame , Coach de Free Fly e Manutenção de Equipamentos. Equipamentos para alugar : Student 280 / 260 / 190 / 210 capacetes. MAIORES INFORMAÇOES :
45 3027 5070 / 45 9148 9756 / contato@skydivefoz.com

RTA : João Felipe Pisco

Leia semanalmente os boletins da CBPq e da FEPAR e mantenha-se atualizado, a nossa segurança depende da informação.
Atenciosamente

FEPAR

 
     
     
 
RENOVAÇÃO DE PROFISSIONAIS E ESCOLAS
Atenção profissionais do Estado do Paraná. Para pedir sua renovação como profissional deverá enviar a FEPAR relatórios de lançamentos de alunos e saltos duplos para emissão de suas credencias até o dia 01 de março de 2014. Os instrutores que não cumprirem com o que determina o Código Esportivo ou não enviar a documentaçao não terão suas credencias renovadas tendo que fazer a reciclagem com algum avaliador da FEPAR.

Os profissionais que não cumpriram com o que determina o Código Esportivo não terá suas credenciais renovadas devendo fazer curso de reciclagem antes de pedir a emissão de sua credencial. Quem precisar da ficha de cadastro de instrutor favor mandar um e-mail pro nosso diretor tecnico Fábio Pelayo.

Em relaçao as escolas, a partir de março constará no site somente os clubes ativos com lançamento de alunos, saltos duplos e que promovam atividade com regularidade. A idéia é valorizar os clubes que estão ativamente realizando atividades. Os clubes que não promovem atividade ainda constarão dos quadros da FEPAR mas não como escola e sim como clube membro da Federaçao. A FEPAR tem os relatórios de atividades que serão a BASE para sabermos os clubes que estão ativos no Estado do Paraná.
Todo esporte precisa ser respeitado !
Quando falamos em segurança no paraquedismo, aqueles que ainda vão saltar logo pensam em equipamento, no paraquedas. As pessoas que nunca saltaram antes sempre vão fazer aquela clássica pergunta: “E se o paraquedas não abrir?”. Segurança, para esses terráqueos que jamais sentiram a adrenalina correr nas veias com nossos corpos em queda livre, atingindo velocidades acima dos 200 km/h, está um pouco limitada à confiança nos equipamentos que utilizamos. Isso faz sentido, mas não é tudo, e tampouco o mais importante.

Já os paraquedistas, quando pensam em segurança, talvez visualizem o ajuste correto dos altímetros, que nos orientam e indicam a altura limite para acionarmos nossos paraquedas e desacelerar nossos corpos para não batermos de frente com a mãe Terra (deve doer à beça). Ou talvez pensem no rigger que dobrou o seu paraquedas reserva, confiando a esse profissional a boa manutenção de seu segundo (e último) cartucho, quando as coisas vão mal com o paraquedas principal.

Estatísticas de alguns anos atrás indicam que o reserva é utilizado a cada 1.000 saltos. Eu, particularmente, já passei da casa dos 1.000, mas ainda não utilizei um reserva. Pedrosan, repórter da Air Press e atual campeão brasileiro de FQL 4 já passou dos 3.000 saltos e possui apenas um acionamento de reserva.

Ainda falando-se de segurança, esses atletas podem lembrar dos DMs (Dispositivos de Acionamento Automático), que disparam o reserva de um paraquedista que venha, por exemplo, a desmaiar em plena queda livre. Enfim, a linha de raciocínio, quando falamos em segurança, geralmente leva ao equipamento que utilizamos para o salto. Mas, na realidade, essa questão tem outro fundamento.

Evidentemente, para a prática do paraquedismo é necessária a utilização de vários itens para mantermos a segurança máxima. Entretanto, ela existirá apenas se o atleta respeitar os procedimentos padrões, as regras básicas de segurança e agir sempre, salto após salto, com uma atitude segura. O paraquedismo será seguro se o praticante for uma pessoa prudente. Afinal, pra que servirá um altímetro se não o checarmos constantemente durante nossa queda? E o paraquedas, então? Como um carro, ele precisa de inspeção periódica, para garantir sua boa funcionalidade, ou melhor, sua PERFEITA funcionalidade.

Além desses fatores relaciona dos aos nossos equipamentos para a prática desse maravilhoso e empolgante esporte, há ainda a necessidade de atenção constante durante a equipagem, o embarque, a subida no avião, a saída da aeronave, a queda livre, a navegação e o pouso. Ufa! Quanta coisa! Mas será que sobra tempo pra se divertir? Claro, basta criarmos uma simples rotina de segurança que todas essas situações estarão bem administradas.

fql 103 way 2013

Equipagem

Quando estamos equipando, é necessário checar a bridle (fita do pilotinho) para qualquer sinal de desgaste do velcro. Cheque o ponto de junção do pino do principal. Deve estar em ótimo estado. Cheque também os cabos do desconector, puxando-os na base com o dedão, sentindo se estão livres, sem muito atrito (é imperativo lubrificá-Ios sempre a cada redobragem do reserva -quatro meses -, pelo menos). Cheque se os dois punhos, o do reserva e o desconector, estão firmes e bem alojados. Siga a bridle até o pilotinho do principal e constate se ele está bem alojado, evitando que saia do pocket em algum momento desapropriado. Por último, cheque se seu DM está ligado, aproveitando para verificar também o pino do reserva. Pronto, você já fez um cheque completo e não demorou mais que 20 segundos. Equipe-se e ajude seus companheiros a realizar o mesmo controle.

Embarque

Ao andar à aeronave, evite qualquer brincadeira com o equipamento de seu colega. Procure respeitar os mais experientes e seguir as instruções para se acomodar na aeronave. Principalmente se for um avião de médio porte, como um King Air ou um Caravan. Ao acomodar-se, certifique-se que seus punhos e pilotinhos não estão sujeitos a se enroscar em algum lugar como os pés de seu colega que está sentado atrás de você, por exemplo. Todo paraquedista sabe que, ao nos acomodarmos na aeronave, nosso espaço é pequeno, portanto, toda atenção ao seu equipamento é pouca. Procure não se mexer muito dentro da aeronave e aproveite o tempo de subida para se concentrar no salto.

Subida da Aeronave

Antes vamos lembrar algumas regras na decolagem. Sempre atentos às ordens do comandante que está pilotando nosso avião. Obedeça tudo o que ele pedir sem hesitar. Na subida da aeronave, é bom estarmos atentos aos equipamentos de nossos colegas, pois estes não enxergam suas costas.

Quando estiver a dois minutos do lançamento, comece a se levantar e se preparar para a saída. Muito cuidado para não enroscar em uma bridle ou aba protetora de algum colega a bordo. Peça para alguém fazer um último cheque no pino do seu principal.

Saída da aeronave

A saída é um momento crítico, mas se respeitadas regras básicas de segurança, não há como acontecer algum imprevisto. Antes de qualquer coisa, cheque o PS (ponto de saída). Veja se a área da qual você vai se lançar do avião está próxima do local para pouso. Muitos se esquecem desse pequeno detalhe, confiando totalmente no piloto. O PS é responsabilidade do paraquedista.

Ao sair para fora da aeronave e se ajeitar para um saída de TR, Free Fly ou outra modalidade qualquer, fique sempre atento aos punhos. É nessa hora que eu, pessoalmente, recomendo equipamentos com punhos de reserva similares ao desconector, almofadados (soft handle). Eles garantem uma proteção maior, pois são difíceis de se desalojar num momento como esse. Já presenciei, algumas vezes, um punho de metal batendo no peito do paraquedista. Não é uma imagem muito atraente, não. Para quem pratica muito Free Fly, o soft handle deveria ser padrão.

A saída deverá ser sincronizada e todos deverão sair da aeronave ao mesmo tempo, principalmente os de fora. Se o salto estiver sendo realizado de um King Air, por exemplo, e houver pessoas para fora da aeronave, próximas à cabine do piloto, essas deveriam sair talvez até antes do já. Imagine se elas saem depois, e esbarram com outras que estão ainda saindo pela porta. Cuidado. É muito simples evitar uma colisão dessas.

Queda Livre

Durante a realização do salto, fique sempre de olho na altura, atento aos seus colegas e nunca esteja abaixo da formação. As aproximações devem ser feitas com cautela, sem muita velocidade ou inércia quando estiver próximo da formação, evitando assim, um impacto que pode causar desde uma fratura, até um desmaio, dependendo da intensidade e local do impacto.
Na altura determinada para a separação, faça-a imediatamente, com um bom track. Um track perfeito é aquele em que você consegue uma grande separação horizontal, sem perder muita altura. Assim você se distancia ao máximo de seus colegas, possibilitando encontrar um local seguro e aberto para comandar seu paraquedas.

Vale lembrar que altura de separação não é o momento de realizar um head down, após um bom salto de TR.
Nesse momento, um altímetro sonoro é um instrumento muito importante e extremamente prático, que sinaliza na altura exata da separação, o término do salto.

Atualmente, os altímetros sonoros possuem, inclusive, outros dois ajustes de apito, que podem ser colocados para o momento de acionar o paraquedas e um último para lembrar-lhe que o chão está realmente perto e uma ação rápida e extrema deve ser tomada.

Navegação e Pouso

Um dos gigantes do paraquedismo, o americano Jerry Bird, mais de 10.000 saltos pelo mundo todo e com mais de 50 anos, ainda na ativa, presente nos principais boogies conhecidos mundialmente, costuma dizer: “há dois momentos que mais me assustam no salto -separação e pouso”. Eu penso o mesmo. Com o advento de velames mais velozes, o slider colapsável tornou-se acessório imprescindível para aumento de performance. Além disso, acaba com aquele barulho chato de pano batendo bem acima de nossos ouvidos. Constantemente, quando realizo saltos médios para grandes, de um 6-way para um 40-way, é muito comum eu ver a seguinte cena: um paraquedista comanda seu paraquedas e, enquanto este ainda está inflando, lá vai o infeliz colapsar seu slider. Isso é um grande convite para um desastre.

Nossa atitude ao comandar o paraquedas, enquanto ele ainda está inflando, é olhar ao nosso redor. Acima, abaixo, à frente, à direita e à esquerda. TODOS os setores devem ser vasculhados pelos nossos olhares atentos, procurando aquele paraquedas que poderá colidir conosco. Uns podem pensar que isso é muita neurose, mas eu sempre procuro o infeliz que vai bater com o meu paraquedas. Assim, estou sempre preparado para o pior e sei como reagir. Posso agir rápido e me safar de alguma imprudência de terceiros. E mesmo que todos sejam muito prudentes no céu, ainda há o fator twist que, torcendo as linhas de um velame de maneira incontrolável, deixa o paraquedista sem qualquer recurso de manobra de seu velame.

Portanto, toda vez que comandar seu paraquedas, olhe à volta e veja se todo o céu está livre, sem risco de colisões. Depois, sem desfazer seus freios ainda, para seu velame voar calmamente, utilize os tirantes para virar em direção à área de saltos, se ela estiver longe. Só então, certificando-se novamente de que o espaço está livre de outros companheiros, é que deve ser ,dada aquela atenção ao seu slider. Colapse-o, ponha suas mãos no freio e comece a pilotar seu velame pelos céus. Curvas rápidas e afiadas são divertidas, mas sempre muito cuidado com alguém abaixo e nas proximidades. O velame ganha muita velocidade, além de perder muita altura. Todo cuidado é pouco.

Procure manter um padrão que é basicamente mundial: ao se aproximar da área de pouso, sempre realize curvas com o alvo à sua esquerda, assim não há risco de colisão frontal. Não corte a frente de ninguém. Respeite quem está realizando aproximação final para pouso. Dê preferência para quem está abaixo.

Atualmente, os índices de fatalidades que ocorrem em nosso esporte apontam para uma grande imprudência por parte dos atletas, especialmente quando realizam um pouso radical. Mantenha sempre uma conduta de prudência e respeito à vida. Não realize curvas à baixa altura, tampouco aventure-se a realizar manobras de risco com um velame no qual você tem pouca experiência. Os atletas que realizam essas manobras costumam ter, no mínimo, algumas centenas de saltos com um mesmo velame, além de milhares de saltos em suas carreiras.

Este texto eu desenvolvi para mostrar que a segurança no paraquedismo não depende exatamente de nossos equipamentos. Atualmente eles estão muito avançados e são extremamente seguros. Praticamente infalíveis. A segurança depende de nós. Da nossa atitude como paraquedistas que respeitam os limites de nossos equipamentos e que estão sempre atentos a pequenos detalhes descritos aqui, que farão uma grande diferença em nosso cotidiano de saltos.

Lembre-se: sempre que saltarmos e tudo correr bem, nos divertirmos bastante, foi consequência dessa consideração mínima com nossa segurança e com a segurança de nossos amigos.

Artigo por Ricardo Contel

Ricardo Contel é paraquedista, campeão brasileiro de FQL-4 Intermediário e é Master Parachute Rigger FAA, Empresário, editor da Revista Air Press e sócio-proprietário com sua esposa Michelle Contel da Sun Set Mega Store & Sushi Bar instalados no centro nacional de paraquedismo em Boituva.SP, em uma visita a área não deixe de visita-los.
Sun Set Mega Store e Sun Set Sushi Bar
(15) 3363.3239 (11) 99159.5053
ROUBO DE EQUIPAMENTO
Meu veículo foi arrombado em Londrina, mas precisamente na rua Cambará, entre as ruas Mato Grosso e Souza Naves no dia 16/02/2014, às 10:30 h.
O Ladrão (s) levou equipamento Javelin Odyssey, Sabre 2 170, Smart 160, Vigil 2, Altímetro analógico, três macacões de salto, três cadernetas de registro de saltos, Go Pro 3+, Fotográfica Canon XSI, Lenta Canon grande angular, capacete Rawa, HD externo Samsung, kit contendo mais de 30 suportes da Go Pro, estojo de limpeza de lentes, etc.

QUALQUER INFORMAÇAO ENTRAR EM CONTATO COM O VADO MENEGASSI
PROJETO RECORDE PARANAENSE
Já estamos em conversa com vários profissionais de diversas áreas de saltos com o objetivo de começar a fortalecer a idéia de quebra do recorde paranaense. A seleção dos atletas se dará pelas escolas em atividades e mais atletas convidados. Já está confirmado o FRANGO LOCO, FLY PARAQUEDISMO, FLY CURITIBA como escolas que estarão fazendo treinamento e definindo a condição de voo dos atletas que saltam em suas escolas. Temos como meta definir 40 atletas capazes de participar do recorde até outubro desse ano. A idéia é bater o recorde no BOOGIE de fim de ano que será realizado novamente no final de ano em um local a ser definido ainda. Já temos como opções a cidade de Ponta Grossa e Londrina. A FEPAR vai se esforçar em tentar trazer 2 caravam para a quebra do recorde. Com a ajuda de todos tenho certeza que conseguiremos o nosso objetivo. Em breve vamos definindo os capitães para assim definirmos quem vai participar desse feito. Lembramos a todos que os mineiros bateram nesse ano o recorde 28 way e tenho certeza absoluta que no paraná também conseguiremos quebrar o nosso recorde anterior de 22 way. Contamos com a ajude de todos para organização do BOOGIE e também do nosso RECORDE 2014.

Pré requisitos: no mínimo categoria B.

Quem tiver interesse em participar favor enviar um e-mail para negoandre01@gmail.com
BOOGIE GUARANI
Mais uma vez será realizado o maior encontro de Paraquedistas da América Latina - BOOGIE GUARANY - que novamente será realizado na cidade de TOBATI, próximo a Assuncyon - PY, na PASCOA. Os saltos são realizados pela aeronave CASA 212 (capacidade de até 30 paraquedistas) com lançamento acima de 13500. Segue abaixo algumas informações da organização:

ATENCION: Regalo de Reyes!!! para toda la comunidad de Paracaidistas, hoy se confirmo la realización del tradicional BOOGIE GUARANI 11º Edición Año 2014 en fecha 17, 18 ,19 y 20 de abril (Semana Santa) Drop Zone TAA. Como siempre esperando a todos con los brazos abiertos y amistad sincera para realizar la mayor fiesta de encuentro de buenos saltos entre amigos de nuestro amado deporte . PD:. Mayor informaciones para la operativa del Boogie en los próximos días. ATTE La organización YA ESTAMOOOOOSSSSSS DE BOOGIEEEEEEEEE!!!!!

Dependendo do número de atletas paranaenses inscritos a FEPAR poderá disponibilizar um ônibus para os atletas.
FREE FLY ANGLE CAMP - CARNAVAL
FREE FALLS FESTIVAL

Falta pouco mais de uma semana para o início da 1ª edição do Free Falls Festival

O boogie terá LO's e Coachs para todas as categorias, iniciante, intermediário e avançado, sem cobrança de profit nas seguintes modalidades:

Freefly, Vertical e deslocamentos
Trabalho Relativo - TR / Grandes formações
BBF

As atrações principais são os Babylon Freefly - Stephane Fardel e David Nimmo, que desembarcam aqui em Foz no dia 27 de fevereiro.
Confira os outros coachs
Sol Majoros - Freefly
Peretti - Freefly / deslocamentos
Klinger Isidoro - Freefly
Gugu - Big Way / TR
Pisco - Big Way / TR
Rober - Deslocamentos
Treinadores BBF da SkydiveFoz

A SkydiveFoz, em parceria com os apoiadores do festival, vai sortear brindes durante o evento. Confira!
Calça ou Bermuda Kurupee
1 Altímetro sonoro Solo LB
1 Altímetro Altitrack LB
Vagas de salto a 13mil pés
Camisetas
Moletons
Bonés

HOSPEDAGEM - A Skydive Foz tem parceria com os points pra você ficar. Paraquedistas tem preço especial. Confira!
Hotel Damen - não possui site
Telefone: 45 3522 1234

Hostel Concept Desing
http://conceptdesignhostel.com/
Telefone 45 3029 3631

Hostel Bambu
http://www.hostelbambu.com/bambu-iguassu-falls.php
Telefone 45 3523 3646

INSCRIÇÕES - O valor da inscrição é R$ 150,00. Confira o que está incluso:
Free Beer todos os dias / Free Profit para Freefly, TR e BBF/ Camiseta / Sorteio de brindes

28/2 à 9/3 - Carnaval - Foz do Foz do Iguaçu Destino do Mundo

Inscrição feita até o domingo, 23 de fevereiro, as 21:00 hrs ganhará uma vaga a 13mil pés

Durante o carnaval, dia 02 de março, a SkydiveFoz promoverá uma festa pra galera "pular" o carnaval na área

Para efetuar sua inscrição você deve efetuar um depósito na conta abaixo e enviar o comprovante no e-mail: evento@skydivefoz.com que você receberá o formulário de inscrição e já terá direito a uma vaga a 13mil pés.
Dados para depósito:
Banco Bradesco
Ag: 0426
Cc: 850-8
Drago Air Service (SkydiveFoz)
CNPJ: 13232651/0001-59

SALTO DUPLO - Você que não é paraquedista mais sonha viver essa aventura. A SkydiveFoz vai disponibilizar instrutores para você saltar durante o festival. Venha participar dessa festa com grandes atletas. Agende já seu salto pelos contatos
45 3027 5070
45 9148 9756
contato@skydivefoz.com

PACOTE DE VAGAS -
A SkydiveFoz tem uma promoção para o festival na compra de pacote de vagas, block ticket.
B30 - vaga a R$ 105,00
B50 tickets - vaga a R$ 100,00
B100 tickets- vaga a R$ 95,00
*Os tickets poderão ser usados por até duas pessoas, exceto nas vagas dos coachs oferecidos pela escola no período do evento
* O ticket é pessoal e instranferível

Lançamentos a 13mil pés ou + (exceto tandem)
Valor da vaga, R$ 110,00

A SkydiveFoz segue as normas FAE e CBPq, logo esteja em dia com suas liçencas, paraquedas reserva dentro da validade, caderneta de saltos, no caso de alunos categoria AI (alunos em instrução) carta de indicação do instrutor.

APOiO:

SUNSET MEGATORE
http://www.sunsetmegastore.com.br/

KURUPEE
http://www.kurupee.com/index.php

HOSTEL BAMBU
http://www.hostelbambu.com/

HOSTEL CONCEPT DESIGN
http://conceptdesignhostel.com/

REAliZAÇÃO:

SKYDIVEFOZ.COM
NOVA CONTA DA FEPAR
A conta da FEPAR mudou para o Banco Bradesco. Atenção novos cadastros ou recadastramentos:


FEPAR - BANCO BRADESCO nº 237
FEDERAÇÃO PARANAENSE DE PARAQUEDISMO
CNPJ : 00.668.606/0001-08
AGENCIA: 1913-5
CONTA: 271-2
VALOR: R$ 40,00
ESCOLAS, INSTRUTORES E ATLETAS
nformamos a todos os CLUBES ESCOLAS e INSTRUTORES que ao fazerem o cadastramento de novos alunos ou o recadastramento de atletas bem como aos ATLETAS que forem fazer a sua renovação, que as credenciais só serão emitidas e mudadas as categorias se a ficha de cadastro do site tiver sido preenchida corretamente e tiver toda a documentação necessária como prevê o Código Esportivo. O prazo para regularização após os depósitos é de 15 dias junto a FEPAR e mais 15 dias junto a CBPQ.

Também pedimos que seja anotado o nome da pessoa referente ao deposito no comprovante antes de ESCANEAR e envia, ficando assim mais fácil a identificação do depositante.

ATENÇÃO CLUBES: Quando um atleta ou aluno de primeiro salto, que não estiver cadastrado ou com a HABILITAÇÃO vencida, pedimos que seja feito o cadastro do mesmo, ATRAVÉS DO SITE DA FEDERAÇÃO, antes de saltar e os comprovantes de pagamentos enviado no primeiro dia útil após o cadastro.

Pedimos a todos os clubes que enviem seus relatórios semanalmente até quarta-feira para constar em dia no Boletim da FEPAR.
PARAQUEDISMO SEGURO QUEM FAZ É VOCÊ.

Leia os boletins da CBPq e da FEPAR.

BOM FINAL DE SEMANA A TODOS , BONS SALTOS.

Carlos André Mateus Massignan
Presidente FEPAR
E-MAIL: negoandre01@gmail.com

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