14 de maio de 2014
 
  Boletim 19/2014

ATIVIDADES CONFIRMADAS E INFORMADAS à FEPAR para as datas de 14 de maio de 2014 ate 21 de maio de 2014.

SKYDIVE FOZ
Confirmada atividade diariamente ( segunda a sexta das 9 hs ao por do sol / sabados e domingos das 8 hs ao por do sol ) , Aeroporto ESTANCIA HERCULES, FOZ DO IGUACU - PR. Aeronave Cessna 180 PT- BRB e Pilatus Porter PC6. Instrução : Coach BBF, Coach Belly Fly Avançado , Coach TR , Pilotagem de Velame , Coach de Free Fly e Manutenção de Equipamentos. Equipamentos para alugar : Student 280 / 260 / 190 / 210 capacetes. MAIORES INFORMAÇOES :
45 3027 5070 / 45 9148 9756 / contato@skydivefoz.com

RTA : João Felipe Pisco

FLY CURITIBA
Fly Curitiba Paraquedismo confirmada atividade em Ponta Grossa, Aeronave Cessna, Saltos c/ Instrutor Tandem , Saltos para alunos em Progressão AFF , Saltos para alunos ASL , Saltos de Coach BBF , Saltos de Coach FREE FLY básico ( transições ) e avançado ( deslocamentos e head down ). Área gramada para pousos , lanchonete/restaurante Agendamentos pelo fone 41 3015-5742 – whatts app 41 9977-2504 / tibi@flycuritiba.com.br / skype : skydivetibi / www.facebook.com/flycuritibaparaquedismo

RTA : CLAUSSIUS SGARBI – TIBI

PATO LOCO
Confirmada Atividade de Paraquedismo em GUARAPUAVA no sábado e domingo. Aeronave Cessna 182 PT KKM , Cursos ASL / Saltos Duplos / Saltos Fun. Hangar com área de dobragem, lanchonete, banheiros.
MAIORES INFORMACOES: Junior Aver , junioraver@yahoo.com.br, Tel: 46. 91187879.

RTA: Junior Aver

SKYDIVE CDE - COSTA OESTE
Confirmada atividade 10 e 11 sab e dom das 9 hs ao por do sol , Aeroporto Guarani - Ciudad Del este ACU - PR. Aeronave Cessna 182 .. Instrução e progressao de alunos : Coach BBF, Precisao.. Equipamentos. Equipamentos para alugar : Student 280 / 260 / 235/ 230/ 188 /170 / 150. capacetes. MAIORES INFORMAÇOES :
45 91049051 / 45 99407794 / py 0983103003 geremias@skydive-foz.com.br...gepqdta@hotmail.com

RTA: GEREMIAS BATISTA

Leia semanalmente os boletins da CBPq e da FEPAR e mantenha-se atualizado, a nossa segurança depende da informação.
Atenciosamente

FEPAR

 
     
     
 
FUN JUMP DAY
Fun Jump Day - Um evento em benefício aos atletas!

A Fly Curitiba irá promover um dia de saltos somente para atletas, no próximo dia 17/05 (sábado), no Aeroporto Santana, em Ponta Grossa / PR.

Venha prestigiar o evento, se divertir e saltar com os amigos! Ao final das atividades de salto, faremos um churrasco para comemorar nosso primeiro Fun Jump Day, que acontecerá sempre 1 vez por mês.

Nesta atividade, teremos duas aeronaves em operação: PT-COT e PR-BEX, para ninguém ficar no chão! Após a última decolagem do dia, será liberada a FREE BEER e teremos projeção de imagens dos saltos em um telão.

Lembrando que para participar do evento, todos os atletas deverão estar com seus reservas e cadastramento na CBPq em dia.

Convide os amigos para conhecer de perto a nossa área de saltos e esse maravilhoso esporte que é o paraquedismo.

Confira novidades sobre o evento no Facebook:
www.facebook.com/events/745921435429396/?ref=5

Contamos com a presença de todos!
TERMINEI O CURSO E AGORA?
Fazer um bom PS, se expor adequadamente ao vento relativo, realizar aproximações seguras e manter a razão de queda do companheiro de salto ou formação são apenas alguns dos fundamentos que devem ser aprendidos e treinados em todos os saltos.

“Zezinho pega a bola no meio do campo, joga mais à frente, vem o primeiro adversário, ele dribla pela direita, vem o segundo, ele passa pela esquerda, vem o terceiro, já na entrada da área, ele joga a bola por um lado e passa pelo outro, vem o goleiro, Zezinho dá um chapéu inacreditável e agora não há mais ninguem. Apenas Zezinho e o gol a 2m de distancia. Ele chuta e… Pra fora !”
Este, com certeza, seria um momento desesperador para qualquer torcedor do time do “Zezinho”. E aí perguntamos: o que aconteceu? Provavelmente a resposta seria, “Zezinho não anda treinando muito os fundamentos do futebol.”

Todos nós sabemos que os fundamentos de qualquer esporte devem ser treinados para serem usados quando necessário. Jogadores de basquete treinam lances livres incansavelmente todos os dias. Jogadores de vôlei treinam saques durante horas a fio. Jogadores de futebol treinam cobranças de pênaltis diariamente. E mesmo assim, às vezes, erra. E se esses fundamentos não fossem treinados, ou pior, se esses fundamentos não fossem conhecidos pelos atletas?

No paraquedismo também existem fundamentos. Saber fazer a reta de lançamento, um bom PS, se expor adequadamente ao vento relativo, realizar aproximações seguras, manter a razão de queda do companheiro de salto ou formação são apenas alguns dos fundamentos que devem ser aprendidos e treinados em todos os saltos.

Antigamente, quando o paraquedismo era praticado em menor escala, todos os alunos, quando acabavam o curso básico, procuravam seus instrutores para cursos avançados. É certo que naquela época o volume de saltos era menor, a progressão era mais lenta, mas isso fazia com que o recém formado ficasse mais tempo na área de salto sem saltar. Isso sempre teve seu lado positivo, as pessoas treinavam melor e se preocupavam mais com o salto, pois era preciso esperar muito para o próximo.

Hoje as coisas são um pouco diferentes. Os aviões são maiores, mais rápidos, existem mais equipamentos de aluguel e tudo mais que é necessário para fazer cinzo, oito, 10 saltos em um dia, mesmo para aqueles que acabaram de se formar. Mas toda essa evolução ocasiona problemas que antes não existiam. Os alunos recém formados começam a saltar solo e logo depois já estão com 50, 60, 100 saltos, utilizando velames inadequados para sua experiencia e fazendo saltos com seus amigos com o mesmo número de saltos.
Não que isto esteja errado, mas na maioria dos casos esses atletas não procuram instrutores ou mesmo pessoas com maior experiência para aprender os tais fundamentos.
Resultado: PS ruim, aproximações perigosas, tracks mal feitos, comandos próximos, navegações horríveis, colisões de velames, pousos desastrados e muitos, muitos ossos quebrados.

Mas de quem é a culpa afinal?
De todos. Dos alunos, dos recém formados, dos pouco e muito experiêntes, mas principalmente de nós, instrutores, que deixamos nosso esporte chegar a esse ponto.

Quanto digo “nós” não estou me referindo somente aos instrutores básicos, mas também, e mais ainda, aos instrutores avançados e paraquedistas experientes, sejam eles de TR, Freefly, TRV e todas as outras modalidades. Devemos estar sempre observando nossos alunos ou colegas, devemos incluir em nossos cursos todos os fundamentos para a prática do paraquedismo. Devemos lembrar que um salto não é só a queda livre, mas também navegação e pouso, uso de velames e tudo que estiver entre o embarque e a chegada na área de dobragens. Devemos aconselhar os menos experientes para que eles pratiquem com mais segurança e menos euforia o esporte que eles escolheram.

Mas não vamos esquecer de comentar sobre o outro lado. Para queles que estão começando no paraquedismo, procurem seus instrutores, procurem pessoas mais experientes, não deixem que a vontade de saltar, saltar e saltar ainda mais ocasione acidentes por falta de saber e treinar os fundamentos. Nessa fase de aprendizado é melhor saltar um pouco menos, mas com pessoas qualificadas para ensinar, do que saltar mais e se arriscar desnecessáriamente. No final das contas você gastará menos dinheiro para aprender e fará sempre saltos mais seguros.

Texto: Renato Gordinho
Fonte: Revista Airpress nº98
AVIASHOW 2014
Final de semana de 16 a 18 de maio de 2014 A Equipe composta pelos instrutores e pára-quedistas do clube Skydiver'S de Arapongas estarão representando o Paraná e o Paraquedismo na AVIASHOW 2014 pelo quinto ano consecutivo , esta feira de aviação é o maior encontro de pilotos e amigos da aviação no Brasil.
A equipe irá realizar a abertura do evento com um salto onde será aberta a maior bandeira do Brasil em território nacional em pleno voo por um paraquedista ( Luis Vieira ) .
Lembrando que não teremos saltos avulsos, somente decolagens pre programadas e realizadas apenas pela equipe.
wwww.aviashow.com.br

Luis C Vieira
Coordenador paraquedismo na feira.
CADASTROS E CARTEIRINHAS
Mensagem do presidente da CBPQ
Boa noite pessoal,O motivo deste e-mail é solicitar que incentive seus atletas / instrutores a atualizarem seus cadastros em nosso site.Mês passado completamos 01 ano da nova credencial CBPq e hoje ainda temos exatos 1256 atletas devidamente em dia com a Confederação que não completaram seus cadastros.Lembramos mais uma vez que o envio da credencial só é possível após o preenchimento completo do cadastro pois ela contem dados que somente o atleta possui.Para completar o cadastro basta o atleta acessar o link https://www.cbpq.org.br/filiados/atletas/atualizacao-de-cadastroe preencher os dados corretamente enviando uma foto 3x4 ( documento ) pois diversos cadastros são rejeitados por apresentarem fotos sem a menor condição de serem aceitas como por exemplo em queda livre, de animais de estimação, desenhos animados, cachoeiras etc...Além da credencial, com os dados completos podemos nos comunicar diretamente com cada um dos filiados e termos estatísticas bastante completas.Já temos um canal pronto para a comunicação mas precisamos dos cadastros completos para que todos recebam.Pedimos por favor a cada um de vocês que gerenciam suas Federações que façam uma campanha de cadastros por todo Brasil.Em breve divulgaremos as Federações que mais completam os cadastros em nosso site.Lembramos ainda que em nosso site em Profissionais somente figura os instrutores que já completaram seus cadastros.Contamos com a ajuda de todos para mudarmos este número rapidamente.Grande abraço e ótimo pousos a todos.Dim.
DUBAI TUNNEL CAMP EM DEZEMBRO
Pra quem tem interesse, já esta aberta a inscrição no site da BRDT - Brazilian Dream Team - o evento DUBAI TUNNEL CAMP programado para o final de ano em DUBAI.

A data do evento é de 07/12/2014 a 14/12/2014 e as inscrições podem ser feitas até a data de 01/11/2014.

O pacote incluiu:

- Passagem aérea Emirates ;
- Hotel 7 noites ;
- 1 hora de Túnel ;

e tem o valor de US$ 3975,00

interessados acessem o site: http://www.brdt.com.br/index.asp
ESCOLAS, INSTRUTORES E ATLETAS
nformamos a todos os CLUBES ESCOLAS e INSTRUTORES que ao fazerem o cadastramento de novos alunos ou o recadastramento de atletas bem como aos ATLETAS que forem fazer a sua renovação, que as credenciais só serão emitidas e mudadas as categorias se a ficha de cadastro do site tiver sido preenchida corretamente e tiver toda a documentação necessária como prevê o Código Esportivo. O prazo para regularização após os depósitos é de 15 dias junto a FEPAR e mais 15 dias junto a CBPQ.

Também pedimos que seja anotado o nome da pessoa referente ao deposito no comprovante antes de ESCANEAR e envia, ficando assim mais fácil a identificação do depositante.

ATENÇÃO CLUBES: Quando um atleta ou aluno de primeiro salto, que não estiver cadastrado ou com a HABILITAÇÃO vencida, pedimos que seja feito o cadastro do mesmo, ATRAVÉS DO SITE DA FEDERAÇÃO, antes de saltar e os comprovantes de pagamentos enviado no primeiro dia útil após o cadastro.

Pedimos a todos os clubes que enviem seus relatórios semanalmente até quarta-feira para constar em dia no Boletim da FEPAR.
PARAQUEDISMO SEGURO QUEM FAZ É VOCÊ.

Leia os boletins da CBPq e da FEPAR.

BOM FINAL DE SEMANA A TODOS , BONS SALTOS.

Carlos André Mateus Massignan
Presidente FEPAR
E-MAIL: negoandre01@gmail.com

ACESSEM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:
https://www.facebook.com/pages/FEPAR-Federa%C3%A7%C3%A3o-Paranaense-de-Paraquedismo/403972879724482

OU NOSSO GRUPO DO PARAQUEDISMO PARANÁ:
https://www.facebook.com/groups/233429626699238/
 
     
       
  www.fepar.org.br
fepar@fepar.org.br
by Colere Design © 2020  

Você está recebendo este e-mail por ser cadastrado no site www.fepar.org.br.
Caso não queira mais receber este e-mail clique aqui.